RELATÓRIO GERENCIAIS – ESTUDO DE CASO EM UMA REDE DE LANCHONETES NO VALE DO PARANHANA/RS

Autores

  • Guilherme Felipe Horlle
  • Luiz Fernando Costa Neves

Resumo

A contabilidade gerencial tem por finalidade auxiliar os gestores em suas tomadas de decisão. Na atual conjuntura, na qual os administradores tomam decisões que impactam diretamente no futuro e no desempenho do negócio, é necessário que essas sejam as mais assertivas possíveis, e para que isso ocorra, é necessário o uso de informações úteis, tempestivas e confiáveis, que forneçam subsídio para que se escolha o curso de ação mais adequado. Nesse sentido, a contabilidade gerencial se ocupa de combinar as informações oriundas da contabilidade tradicional com conhecimentos de outras áreas, de maneira a possibilitar o conhecimento da situação da organização e dos cursos de ação disponíveis. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições que as informações oriundas da contabilidade gerencial têm no processo de tomada de decisão. Foi realizada uma pesquisa quali-quantitativa em uma rede de lanchonetes localizada no Vale do Paranhana/RS, com o objetivo de levantar dados que permitissem analisar as contribuições que os relatórios gerenciais podem ter no processo de gestão, bem como identificar os relatórios mais utilizados na empresa. Com os resultados obtidos, percebeu-se que os decisores entendem que a informação gerencial é importante no processo de gestão e pode auxiliar a tornar as decisões mais assertivas, o que possibilita a melhoria de resultados

Referências

ATKINSON, Anthony A. et al. Contabilidade Gerencial. São Paulo: Atlas, 2000. 135

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE – CFC. Altera a NBC TG 26 (R4) que dispõe sobre apresentação das demonstrações contábeis. 2017. Disponível em: <https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2017/NBCTG26(R5)&arquivo=NBCTG26(R5).doc>. Acesso em 15 jun. 2021.

GARRISON, Ray H.; NOREEN, Eric W.; BREWER, Peter C. Contabilidade gerencial. São Paulo: AMGH, 2013.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HORNGREN, Charles T.; SUNDEM, Gary L.; STRATTON, William O. Contabilidade Gerencial. Trad. Elias Pereira. 12. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

IUDICÍBUS, Sergio. Contabilidade Gerencial. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

______. Contabilidade Gerencial: Da teoria à prática. 7. ed. São Paulo: Atlas 2020.

MARION, José C. Contabilidade Empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______. Contabilidade básica. São Paulo: Atlas, 2018.

MARION, José C.; RIBEIRO, Osni Moura. Introdução a Contabilidade Gerencial. São Paulo: Saraiva, 2011.

MÜLLER, Aderbal Nicolas; OLIVEIRA, Antônio Gonçalves. Contabilidade empresarial. 2002.Disponível em: <http://pericia.pro.br/Artigos/Contabilidade%20empresarial.pdf>. Acesso em 10 abr. 2021.

OLIVEIRA, Antônio Benedito. Controladoria - Fundamentos do controle empresarial. 2. ed. São Paulo: Saraiva,2014.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

______. Contabilidade Gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

______. Controladoria Estratégica e Operacional. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica Fácil. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Practice Hall, 2009.

SANTOS, Jose Luiz; SCHMIDT, Paulo. Contabilidade societária. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos