O PERFIL DE INVESTIMENTO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO COMERCIAL DA FACCAT

Autores

  • Carla Tiane Gelinger
  • Cláudio Kaiser

Resumo

Este artigo tem como tema o perfil de investimento dos alunos da FACCAT, cujo objetivo é analisar o perfil dos formandos de 2021 dos cursos de Administração e Gestão Comercial. Busca-se analisar se eles investem em ativos financeiros e como investem, que tipo de renda predomina em suas carteiras, motivações que os levam a investir, fatores que influenciam suas escolhas e como avaliam seus conhecimentos sobre investimentos. A metodologia pode ser classificada, quanto à abordagem do problema, como uma pesquisa quantitativa de caráter exploratória. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário com 12 perguntas fechadas e de múltipla escolha, divididas em dois blocos. Constatou-se que os alunos são predominantemente investidores, maioria mulheres, possuem até 30 anos, solteiros, sem filhos, e com renda entre R$ 2.000,01 e R$ 3.000,00 mensal. A poupança continua sendo a aplicação mais comum entre brasileiros e entre os formandos, predominando a renda fixa em suas carteiras. A rentabilidade é o fator que mais influencia a decisão, e reserva de emergência é o principal fator motivacional. A maioria considera seu conhecimento intermediário sobre investimentos. Os resultados evidenciaram que, de forma geral, foram positivos, pois o índice de formandos que investem é alto quando comparado com pesquisa a nível nacional. Observase que o ensino superior em áreas afins às finanças pode ser um fator diferencial para o relacionamento com o dinheiro, trazendo inteligência financeira e capacidade de usar o dinheiro de forma rentável.

Referências

ALBERGONI, L. Economia, Editora IESDE Brasil, 2008.

ASSAF NETO, A. Mercado Financeiro, 14 ed. São Paulo, Editora Atlas, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS ENTIDADES DOS MERCADOS FINANCEIRO E DE CAPITAIS (ANBIMA). Disponível em <https://www.anbima.com.br/pt_br/paginainicial.htm>. Acesso em 25 abr. 2021.

BANCO CENTRAL DO BRASIL (BCB). Disponível em: <https://www.bcb.gov.br/>. Acesso em 25 abr. 2021.

BRASIL, BOLSA E BALCÃO (B3). Disponível em: < http://www.b3.com.br/pt_br/ >. Acesso em 28 abr. 2021.

CENTRAL DE CUSTÓDIA E LIQUIDAÇÃO FINANCEIRA DE TÍTULOS (CETIP). Renda fixa e sua importância econômica. Disponível em: <https://www.cetip.com.br/renda-fixa/oque-e-renda-fixa>; Acesso em: 11 de março 2021.

CNN BRASIL. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br>. Acesso em 20 out. 2021.

COLLIS, J; HUSSEY, R. Pesquisa em administração. Um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS (CVM). Disponível em: <https://www.gov.br/cvm/pt-br>. Acesso em 30 abr. 2021.

DOMINGOS, R. Nome Sujo Pode Ser A Solução, Editora DSOP, 2019. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS (FGV). Disponível em: <https://portal.fgv.br/>. Acesso em 11 mar. 2021.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

INFOMONEY. Criptomoedas: Um guia para dar os primeiros passos com as moedas digitais. Disponível em: < https://www.infomoney.com.br/guias/criptomoedas/>. Acesso em 29 out. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/index.html>. Acesso em 29 abr. 2021.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

PRODANOV C. C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: FEEVALE, 2013. Disponível em: . Acesso em: 27 abr. 2021.

SERASA EXPERIAN. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br/sala-deimprensa/numero-de-brasileiros-com-dividas-atrasadas-aumenta-em-2-milhoes-e-bate-novorecorde-revela-serasa-experian>. Acesso em 30 mar. 2021.

ULRICH, A. A moeda na era digital, 1ª ed. São Paulo, Editora Misses Brasil, 2014.

VALOR INVESTE. Disponível em: <https://valorinveste.globo.com/produtos/rendafixa/noticia/2019/04/19/quais-os-riscos-de-aplicar-na-renda-fixa.ghtml>. Acesso em 09 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-15

Edição

Seção

Artigos