CENTRALIZAÇÃO DA TOMADA DE DECISÃO

Autores

  • Valdomiro Alexandre
  • Roberto Tadeu Ramos Morais

Resumo

O objetivo desse trabalho é analisar o impacto da centralização na tomada de decisão, na empresa LabPharma, pois o processo atual de centralização adotado pela empresa, se entendeu que não ouve um resultado positivo. Este estudo de diagnóstico está cada vez mais presente nas empresas que estão iniciando um projeto de formar seu quadro de colaboradores, pois a rapidez em que as decisões têm que ser tomadas me levou a escolha da empresa LabPharma para o presente estudo, pois com uma característica de tomada de decisão centralizada. Ressaltando que há um vínculo pessoal e profissional que o autor possui com o assunto. Através de sua coautoria na fundação da empresa. Diante de um estudo de cunho qualitativo com viés exploratório, para alcançar os objetivos propostos será realizado um trabalho que consiste em levantamento de material bibliográfico de diferentes bancos de dados como SciELO e Google Acadêmico. Será realizado também um estudo de caso em uma empresa que conta com três funcionários, que também são sócios e vendedores. A empresa atua em todo o vale do paranhana, vale dos sinos e início do litoral gaúcho.

Referências

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: LINCOLN, Y. S. et al. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre. ArtMed, 2006. Cap. 1, p. 15-41.

EJERE, E; UGOCHUKWU D (2012). Impacto dos estilos de liderança transacional e transformacional no desempenho organizacional: evidências empíricas. Journal of Commerce. Vol. 5. No. 1. pp. 30-41.

HALL, R (1996). Organizações, estruturas, processos e resultados. Prentice Hall International. Nova York. USOS.

HERRMANN, D; JÖRG, F (2014). Efeitos do estilo de liderança, técnica de criatividade e iniciativa pessoal na criatividade dos funcionários. British Journal of Management. Vol. 25. No. 2. pp. 209-227.

LASSITHIOTAKI, A (2015). O papel da liderança na organização e administração de cooperativas agrícolas femininas: um estudo de caso. Journal of Business and Management. Vol. 3. pp. 1-10.

MARTINS, D; LOSADA, A (2015). Estrutura organizacional e relações interorganizacionais: Análise em instituições que prestam serviços de Saúde Pública. Estudos administrativos. Vol. 31. No. 134. pp. 88-89.

MINTZBERG, H (1999). A estruturação das organizações. Sexta reimpressão. Editorial Ariel. São Paulo.

RIAZ, M.NN; MUHAMMAD, T (2014). Liderança transformacional, transacional e tomada de decisão racional em organizações prestadoras de serviços: Papel moderador dos processos de gestão do conhecimento. Paquistão Jornal de Comércio e Ciências Sociais. Vol. 8. No. 2. pp. 355-364.

SIMON, H (1961). Comportamento administrativo. Macmillan. Nova york. USOS.

VERMA, N et. al (2015). Associação entre estilo de liderança e estilo de tomada de decisão em organizações. Journal of Management Development. Vol. 34. No. 3. pp. 246-269.

WYNEN, J; KOEN, V; KRISTIN, R (2014). Descentralização em organizações do setor público. A autonomia organizacional e o controle dos resultados levam à descentralização em direção aos níveis hierárquicos mais baixos? Análise de desempenho e gestão pública. Vol. 37. No. 3. pp. 496-520.

ZAPATA, R et. al (2014). A Empresa: desenho, estruturas e formas organizacionais. Segunda edição estendida. Horizonte editorial. Barquisimeto.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

Artigos