INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO SETOR CALÇADISTA: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE CALÇADOS DE NOVA HARTZ/RS

Autores

  • Berenice Clarice Mumbach Haag
  • Claudecir Barbosa da Silva

Resumo

O presente artigo refere-se à inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho calçadista, em uma indústria localizada no município de Nova Hartz/RS. A pesquisa teve como objetivos analisar as barreiras que dificultam o ingresso das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, apontar os tipos de dificuldades que as pessoas com deficiência encontram ao procurarem uma colocação no mercado de trabalho, identificar o quanto a complexidade das organizações em cumprir a legislação vigente sobre a contratação de pessoas com deficiência impede sua inserção no mercado de trabalho, bem como analisar quais podem ser os benefícios que a inclusão pode gerar tanto para a empresa como para as pessoas inclusas na lei. Esta análise caracteriza-se por ser exploratória, de levantamento Survey, e quantitativa, sendo um questionário respondido por 33 pessoas com deficiência, que é o total de PcDs ativos na empresa. Estes PcDs buscam uma colocação no mercado de trabalho, a fim de realizarem seus desejos, vontades e necessidades de consumo que, quando confinadas em casa, não existiam. A partir daí começam a perceber o quanto é bom o contato com outras pessoas, mais do que isso, descobrem que muitas atividades que realizavam isoladamente podem ser feitas em grupo. Com base nos resultados analisados, pode-se concluir que a grande maioria das pessoas com deficiência contratadas sentem-se felizes e motivadas, exercendo a sua função pelo fato de terem conquistado sua própria independência e por sentirem-se realizadas com o trabalho.

Referências

ANAMT Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Disponível em: <https://www.anamt.org.br/portal/2018/01/17/pais-tem-mais-de-418-mil-pessoas-com -deficiencia-no-mercado-de-trabalho/>. Acesso em: 07 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência - Corde, institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 de dezembro de 1999. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm>. Acesso em: 05 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 Julho 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 06 de julho de 2015. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 09 mar. 2019.

BRASIL. Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 de dezembro 1993. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8742.htm>. Acesso em: 12 mar. 2019.

CLEMENTE, Carlos Aparício. Trabalho de pessoas com de deficiência e lei de cotas. Osasco/SP, 2015.

CORDE. Oportunidades de Trabalho Para Portadores de Deficiência: Um guia para as organizações de trabalhadores. 1994. 37 p. Brasília. [s.n.]. UNISINOS - Biblioteca Central, N° 51701.

ETHOS, Instituto. O que as empresas podem fazer pela inclusão das pessoas com deficiência. São Paulo: 2002.

ETHOS, Instituto. Disponível em:

<https://www.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/#.XZ4dktJKjIU/. Acesso em: 09 out. 2019.

EON, Fábio. O que é responsabilidade social? Revista ResponsabiliadeSocial.com, 2015. Disponível em:

<http://www.responsabilidadesocial.com/o-queeresponsabilidade-social/. Acesso em: 06 mar. 2019.

FERNANDES, Reginaldo. A INSERÇÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA NO MERCADO DE TRABALHO. Artigo (Acadêmico do curso de Administração de empresas da Universidade Do Extremo Sul Catarinense-UNESC, 2014.

GIL, Marta. Caminhos da inclusão: a história da formação profissional de pessoas com deficiência no Senai. São Paulo: SENAI-SP Editora, 2012.

GRINGS, Jacques André, Gestão da Diversidade - Uma Abordagem com Enfoque nas Pessoas com Deficiência. 2013. 19 f. Artigo (Acadêmico do curso de

Administração de empresas das Faculdades Integradas de Taquara) – Faccat, Taquara/RS, 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico: características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010.

MACIEL, M. R. C. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo em Perspectiva, 14 (2), 2000.

MONTEIRO, Líbia Gomes, et tal. Responsabilidade Social Empresarial: Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. (Graduanda de Psicologia na Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE); bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais). Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 06 mar. 2019.

SENAI-CFP (CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL SENAI WALDEMAR

STRASSBURGER). Disponível em: <https://www.senairs.org.br>. Acesso em: 06 mar. 2019.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão Construindo uma Sociedade para Todos. 5. ed. Rio de Janeiro: Wva editora e distribuidora ltda, 1997.

Downloads

Publicado

2021-02-10

Edição

Seção

Artigos