Estratégias de marketing como ferramenta para fidelizar clientes do comércio eletrônico: Estudo de caso de uma empresa varejista do município de Igrejinha/RS

Autores

  • Viviana Klein Volkart
  • Dorneles Sita Fagundes Sita Fagundes

Resumo

O advento da internet tem possibilitado outro tipo de contato entre empresa e consumidor, com muito mais interação e dinamismo. As facilidades do ambiente virtual incentivam compradores e vendedores a desfrutarem de suas ferramentas da melhor forma possível, dispondo melhor comunicação entre clientes e fornecedores, mais eficiência nas relações de vendas e mais atividade em seus mercados. Nesta nova era, o papel do profissional de marketing está mais influente do que nunca, sendo responsável por cativar e fidelizar clientes em um ambiente de concorrência acirrada em praticamente todos os segmentos. Diante deste contexto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa varejista do município de Igrejinha/RS, objetivando, principalmente, identificar e analisar as estratégias de marketing mais utilizadas pela empresa como ferramenta para fidelizar clientes do comércio eletrônico. A abordagem metodológica utilizou-se de entrevista e questionário acompanhados de pesquisa bibliográfica que oferece o suporte teórico de renomados autores da área. Constatou-se que estratégias de marketing são fundamentais para o sucesso de lojas virtuais, não apenas para a fidelização, mas também para a conquista de clientes.

Referências

ALBERTIN, Luiz Alberto. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. 8a ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009.

CANTÃO, Francisco. Cauda Longa em marketing digital – a receita para aumentar o ROI e diminuir a dependência de canais. Disponível em: <http://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/cauda-longa-em-marketing-digital-%E2%80%93-a-receita-para-aumentar-o-roi-e-diminuir-a-dependencia-de-canais>. Acesso em: 06 de outubro de 2014.

COBRA, Marcos; BREZZO, Roberto. O Novo Marketing. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

COSTA, Angel. Entrevista com Gilberto Mautner - Locaweb. Disponível em: <http://portaldohost.com.br/entrevistas/entrevista-com-gilberto-mautner-locaweb>.

Acesso em 02 de outubro de 2014.

DENNY, Vinicius. Cauda Longa, a Revolução da Web. Disponível em: <http://www.conversion.com.br/blog/cauda-longa-a-revolucao-da-web/>. Acesso em: 06 de outubro de 2014.

DRUKER, Peter. Menagement: tasks, responsabilities, practices. Nova York: Harper & Row. In: KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

E-BIT, A certificação dos Consumidores. Web Shoppers. 28a ed. Buscapé Company, 2013. Disponível em:<http://img.ebit.com.br/webshoppers/pdf/WebShoppers2013.pdf>. Acesso em 08 de março de 2014.

E-BIT, A certificação dos Consumidores. Reputação das Lojas. Disponível em: <http://www.ebit.com.br/dominio-da-moda>. Acesso em 20 de outubro de 2014.

E-COMMERCE.ORG, Tudo sobre Comércio Eletrônico. Evolução da Internet e do E-Commerce: Vendas Comércio Eletrônico – Brasil. Disponível em <http://www.e-commerce.org.br/stats.php>. Acesso em: 08 de março de 2014.

E-SMART.COM.BR. A importância das Redes Sociais para E-commerce. Disponível em < http://www.e-smart.com.br/blog/a-importancia-das-redes-sociais-para-e-commerce/#comment-4755>. Acesso em: 02 de outubro de 2014.

FACEBOOK FOR BUSINESS. Encontre as Pessoas que se Interessam pelo seu Negócio. Disponível em <https://www.facebook.com/business>. Acesso em: 07 de

outubro de 2014.

FORRESTER RESEARSCH. Global e-commerce approaches hypergrowth. Disponível em <http://www.forrester.com/ER/Research/Brief/Excerpt0,1317,9229,FF.html>. In:LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

GERSHENSON, Roberto. A Importância das Redes Sociais para o seu E-commerce. Disponível em <http://www.binariointernet.com.br/importancia-das-redes-sociais-para-o-seu-e-commerce/>. Acesso em: 02 de outubro de 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

GOOGLE ADWORDS. Anuncie Seu Negócio no Google. Disponível em: <https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=adwords&continue=https://adwords.google.com/um/identity?ltmpl%3Djfk&hl=pt_BR&ltmpl=jfk&passive=0&skipvpage=true>. Acesso em: 07 deOutubro de 2014.

KALAKOTA, Ravi; ROBINSON, Márcia. E-Buiness: Estratégias para Alcançar o Sucesso no Mundo Digital. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. 10a ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-Marketing: O Marketing na Internet com Casos Brasileiros. 2a ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

MARCONI, Marina de Andrade; Fundamentos de Metodologia Científica. 6a ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

2015-06-23

Edição

Seção

Artigos