ANÁLISE LABORATIVA: UM ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Fernanda Andersen
  • Leila Maria Bischoff

Resumo

O mercado de trabalho para o profissional de Administração é amplo, apresentando diversas alternativas, tendo em vista que este pode trabalhar nas áreas de recursos humanos, financeira, marketing, comercial, de produção, dentre outras. Para que se tenha um bom aproveitamento das oportunidades, é indispensável que o acadêmico mantenha uma busca constante pelo conhecimento, aperfeiçoando-se. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo geral analisar a realidade laborativa e as perspectivas profissionais dos acadêmicos do curso de Administração das Faculdades Integradas de Taquara. Para atingir os objetivos propostos, além da pesquisa de levantamento (Survey)e bibliográfica, realizou-se uma pesquisa com abordagem quantitativa, de forma exploratória, mediante um questionário estruturado composto por onze perguntas, aplicado aos acadêmicos que estão cursando a partir do 6º semestre, do curso de Administração da FACCAT, através do Google forms. O estudo de caso foi o método de pesquisa adotado cujo resultado obtido revela que a maioria dos acadêmicos pesquisados já trabalha na área administrativa, sendo o número maior deles, em administração geral e financeira e que optaram por este curso por já terem afinidade com a profissão. Os alunos têm a pretensão de crescimento por meio da realização de uma pós-graduação, almejam cargos públicos, de gerência e também apresentam vontade de empreender. Além disso, a pesquisa ressalta um significado grau de satisfação com o curso de Administração da FACCAT, mas sugere que poderia ser inserido no plano de ensino do curso a obrigatoriedade da aplicação de teoria com a prática dentro das organizações, através de estágios, para que os mesmos tivessem uma percepção melhor da preparação para o mercado de trabalho.

Referências

AMABONI, Nerio Andrade, Rui Otavio Bernardes. As Funções do Administrador. Rio de Janeiro: Elsevier – Campus, 2011.

ANDRADE, R. B,; AMBONI, N. Teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Elservier, 2009.

AREZZO, Dryden Castro. Introdução à administração pública. Niterói: Universidade Federal, 1999.

ASSAF, A.; SILVA, C. A.T. Administração do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2002.

BEUREN, I. M.; RAUPP, F. M.; Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 2008.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Cientifica. 4º ed. São Paulo: Atlas, 1991.

CFA CONSEHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Mulheres graduadas em administração, 2019. Disponível em <https://cfa.org.br/mulheres-graduadas-em-administracao-no-brasil/> Acesso em 25 de agosto de 2019.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novo tempos: os novos horizontes em administração. 3 ed. São Paulo: Manole, 2014.

_____. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2005. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces004_05.pdf> Acesso em: 21 de Julho de 2019.

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GITMAN, Lawrence J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

_____Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

JORNAL EXTRA, Administração: O mercado de trabalho nunca esteve tão promissor. < http://www.jornalextrasc.com.br/noticias/detalhes/administracao-o-mercado-de-trabalho-nunca-esteve-tao-promissor-2639> Acesso em: 25 de outubro de 2019.

LACOMBE Francisco; HEILBORN, Gilberto. Recursos Humanos: Princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2005.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: Conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1ª ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2008.

PORTAL ADMINISTRADORES: Administração é maior curso do Brasil em número de ingressantes, aponta INEP, 2015. Disponível em < http://www.administradores.com.br/noticias/academico/administracao-e-o-maior-curso-do-brasil-em-numero-de-ingressantes-aponta-inep/114111/. Acesso em 20 de julho de 2019.

RAMOS, Rogerio. Ramos da administração. Brasília: Conselho federal da administração, 2018.

ROCHA DE OLIVEIRA, S.; PICCININI, V. C. Mercado de trabalho: múltiplos entendimentos. Revista de Administração Pública, v. 45, p. 1517-1538, 2011.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos