A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO COMERCIAL

Cleiton Miguel Correia Von Grafen, Roberto Tadeu Ramos de Morais

Resumo


Este artigo irá trazer a importância do planejamento comercial para uma empresa, mostrando no que ele poderá contribuir para o crescimento da organização, no aumento das vendas e também da fidelização de seus clientes, tendo um controle maior em relatórios e mensurando com mais eficácia seus ganhos e perdas junto ao setor comercial. Tendo várias fontes bibliográficas no desenvolvimento deste trabalho e também na aplicação de uma entrevista semi estruturada junto ao diretor da empresa de medicina diagnóstica para saúde e bem-estar. Os dados foram coletados e analisados, possibilitando a percepção da deficiência que os gestores têm em impor metas e analisar seus resultados junto ao setor comercial, mas está disposta a implantar o planejamento estratégico o mais breve possível, sabendo a importância e os reais benefícios que ele trará para a empresa.

Texto completo:

PDF

Referências


COBRA, Marcos. Plano estratégico de marketing: série estratégia de Negócio. 3. ed. São Paulo, 1995.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GERHARDT, Tatiana Engel, SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS,2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Técnicas de vendas. 4. ed. Atlas. São Paulo, 2011.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Uma contribuição ao estudo dos instrumentos facilitadores da operacionalização do planejamento estratégico nas organizações. Tese (Doutorado). São Paulo: FEA - USP, 1986

______. Estratégia Empresarial. São Paulo. Atlas, 1991

THOMPSON, Arthur A, STRICKLAND III, Jr. A. J. Planejamento estratégico: Elaboração, Implementação e Execução. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003


Apontamentos

  • Não há apontamentos.