SATISFAÇÃO DO CLIENTE: ESTUDO DE CASO NO ESCRITÓRIO MARTINI & SPIER ADVOGADOS ASSOCIADOS S/S

Cintia Schmidt, Luiz Fernando Costa Neves

Resumo


A satisfação do cliente é peça-chave para qualquer empresa que visa se manter no mercado. A busca constante por novos clientes e a sua fidelização faz com que a excelência no atendimento seja um diferencial. O presente estudo tem como objetivo principal medir o nível de satisfação dos clientes da Martini & Spier Advogados Associados S/S e busca avaliar qual a percepção dos clientes em relação ao atendimento prestado. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, cujas informações foram obtidas através de um questionário fechado, aplicado com os clientes ativos que estavam presentes no período em que foi realizada a pesquisa, sendo que as informações levantadas e a identidade foram mantidas em sigilo. Os resultados obtidos através dos dados coletados foram analisados de forma interpretativa. Este estudo de caso evidenciou que o grau de satisfação dos clientes é elevado em relação ao atendimento e também em relação aos serviços prestados pelo escritório de advocacia.

Texto completo:

PDF

Referências


AMBRÓSIO, Vicente. Planos de marketing: passo a passo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHURCHILL, Gilberto A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva. 2000.

CORRÊA, Henrique L.; CAON, Mauro. Gestão de Serviços: lucratividade pó meio de operações e satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2009.

COSTA, Adriano Cesar Rosa da. Ser + em Excelência no Atendimento ao Cliente. In: RIZZI, Márcia; SITA, Mauricio, COSTA (Org). São Paulo: Ser Mais, 2012, p. 37-41.

ENDEAVOR BRASIL. Caixa de ferramentas: 50 planilhas e templates para ganhar tempo na gestão do seu negócio. 2017. Disponível em: . Acesso em:

nov. 2018.

FIEBIG, Émerson Adriano; FREITAS, Ernani Cesar de. Canais de atendimento, satisfação e lucratividade de clientes em serviços: um caso bancário. REAd. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v.17, n.3, set./dez. 2011. Disponível em:

. Acesso: 23 mar. 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas. 2002.

______. Estudo de caso: fundamentação científica: subsídios para coleta e análise de dados: como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

________. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas. 2010.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2003.

KOTLER, Philip; KELLER, Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Excelência em Atendimento ao Cliente: Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: Books, 2012.

______. Administração de marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2015.

LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren F. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva. 2005.

______. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e resultado. 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2006.

LOVELOCK, Christopher; WIRTZ, Jochen.; HEMZO, Miguel Angelo. Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. 3. reimpr. São Paulo: Atlas. 2009.

______. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragem e técnicas de pesquisa, elaboração, análise de dados. 7. ed. 2. reimpr. São Paulo: Atlas. 2009.

PRADANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

REICHELT, Valesca Perch. Fundamentos de marketing [Livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2013.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – SEBRAE. Atendimento ao cliente – 15 dicas para atender bem. 2017. Disponível em: . Acesso: 24 mar. 2018

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.