ANÁLISE DO PROCESSO DE DESLIGAMENTO DE PESSOAL SOB A PERCEPÇÃO DE GESTORES E FUNCIONÁRIOS REMANESCENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO VALE DO PARANHANA/RS

Autores

  • Simoni Drehmer
  • Roberto Tadeu Ramos Morais

Resumo

O presente artigo teve por finalidade analisar o processo de desligamento de pessoal sob a percepção de gestores e funcionários remanescentes e demonstrar as questões relacionadas ao processo de demissão dentro do setor administrativo de uma empresa do ramo da construção civil. Para isso, recorreu-se a um estudo bibliográfico sobre o tema em questão, apoiando-se em autores como Milkovich; Boudreuau, (2000), Lacombe (2011), Robbins (2015) e Siqueira (2008). A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso exploratório, utilizando os métodos quantitativo e qualitativo. Os dados foram coletados por meio de um questionário distribuído para os funcionários e gestores da empresa.  Os resultados demonstram a importância que os colaboradores remanescentes dão ao processo de demissão, a preocupação com o próprio desempenho, o temor de que também sejam demitidos. Concluiu-se que as demissões podem gerar efeitos nos remanescentes, como a sobrecarga de trabalho, o sentimento de insegurança do funcionário em relação ao desligamento e até mesmo falta de vontade de fazer mais que o exigido.

Referências

ANDREOLI, Taís Pasqualoto; ROSSINI, Fernando. Organização, sistemas e métodos. Curitiba: Intersaberes, 2015.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza – Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

BERNARDI, Luiz Antonio - Empreendedorismo e armadilhas comportamentais: causalidades, emoções e complexidade. São Paulo: Atlas, 2015.

CALDAS, Ricardo Melito. Gestão do processo e da força de trabalho em saúde. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017.

Clima organizacional. Disponível em: <https://blog.estagiarios.com/clima-e-cultura-organizacional/>. Acesso em 23 mar. 2018.

DUTRA, Joel Souza. Gestão de pessoas - modelo, processos, tendências e perspectivas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

FIGUEIREDO, José Augusto. Processo de desligamento de pessoal. Disponível em: <http://www.rh.com.br/Portal/Relacao_Trabalhista/Entrevista/8664/desligamento-um-processo-delicado-e-que-gera-emocao.html/>. Acesso em 30 mar. 2018.

FILHO, Milton Cordeiro Farias; FILHO, Emílio J. M. Arruda. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas 2017.

______, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas 2017.

LACOMBE, Francisco Jose Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz José. Recursos Humanos: princípios e tendências. 2 ed. São Paulo: Saraiva 2011.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

LUZ, Ricardo. Gestão do clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

MARTINS, M. do C. F. Clima organizacional. In: SIQUEIRA, M. M. M. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre, Artmed, 2008.

MASCARENHAS, Sidnei Augusto. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. São Paulo: Atlas 2000.

MILKOVICH, George T.; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

PANTALEÃO, Sergio Ferreira. Entrevista de desligamento - oportunidade de "enxergar" a empresa. Disponível em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/entrevista_desligamento.htm/>. Acesso em 30 mar. 2018.

PEREIRA, Jose Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4º ed. São Paulo: Atlas 2016.

PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: InterSaberes 2016.

ROBBINS, Stephen P. Lidere e inspire: a verdade sobre a gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2015.

______, Stephen P. A verdade sobre gerenciar pessoas. São Paulo: Pearson Education 2003.

ROQUE, Diego Fernandes.O impacto do processo demissional nos funcionários remanescentes. Disponível em: . Acesso em 15 mar. 2018.

SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos