GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE PIGMENTOS NA EMPRESA PETER CHEMICAL DE NOVO HAMBURGO/RS

Autores

  • Liciane Töpper March
  • Marcos Paulo Dhein Griebeler

Resumo

Este estudo teve como base um problema real e a finalidade de analisar o planejamento do setor de suprimentos da indústria química Peter Chemical de Novo Hamburgo/RS, que enfrenta, diariamente, dificuldades causadas pela falta de pigmentos, em sua grande maioria importados, comercializados no mercado brasileiro. Tem como objetivo geral a análise da contribuição do planejamento para o abastecimento de matéria-prima em momentos de sazonalidade ou escassez de pigmentos e como objetivos específicos a)identificar os processos de aquisição de matéria prima para a produção de pigmentos, b)analisar as percepções da sistemática de compras a partir da visão de gestores, fornecedores e clientes da Peter Chemical e, c) sugerir um conjunto de ferramentas que contribuam para a melhoria da gestão de compras. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando autores como Bowersox e Closs (2001), Ballou (2008), Johnston e Clark (2002) entre outros. A pesquisa é um estudo de caso exploratório, baseado em pesquisa bibliográfica, de ordem qualitativa, não probabilística intencional. A amostra da pesquisa constitui-se no diretor, o gerente geral da organização e também os gerentes dos setores produtivo e comercial, três fornecedores e três clientes, para que se obtivesse uma visão mais ampla desta cadeia de suprimentos, totalizando dez participantes. O instrumento da coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. Este trabalho teve seus objetivos atendidos. Através da pesquisa e das entrevistas foi possível identificar problemas, para os quais a pesquisadora deixou sugestões de melhoria. O objetivo específico a) foi atendido com a fundamentação teórica. O objetivo específico b) foi atendido com a coleta dos dados das entrevistas e, posteriormente, cruzamento de informações. O objetivo específico c) foi contemplado com as sugestões da pesquisadora. Com base no referencial teórico e no estudo de caso realizado pela pesquisadora, conclui-se que a Peter Chemical está bem relacionada, tanto com os clientes quanto com os fornecedores e que seus gestores percebem as dificuldades e pontos a serem melhorados.

Referências

BAILY, Peter...[et al.] Compras: princípios e administração. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2000.10. reimpressão, 2013.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: Transportes, Administração de Materiais e Distribuição Física. São Paulo: Atlas, 1993. 20. reimpressão, 2008

______. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BELL, Judith. Projeto de pesquisa: Guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2008

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2001.

CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operação. 6.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2016.

CHRISTOPHER, Martin. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: Estratégias para a Redução de Custos e Melhoria dos Serviços. 1. ed. São Paulo: Pionera Thomsomn Learning, 1997. 3. reimpressão, 2002.

CURY,​ ​Antônio.​ Organização e Métodos: Uma Visão Holística.​ 7. ed. ​São​ ​Paulo:​ Atlas,​ ​2000.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de caso: Fundamentação científica, subsídios para coleta e análise de dados, como redigir o relatório. São Paulo: Atlas, 2009.

JOHNSTON, Robert; CLARK, Graham. Administração de operações de serviço. São Paulo: Atlas, 2002.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia Para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicada a Novas Tecnologias, Produtos e Processos. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa: Planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 2.reimpressão.2009.

MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2006. 8. reimpressão, 2009.

MORAIS, Roberto Tadeu Ramos. Administração: conceitos e práticas. Taquara: FACCAT, 2007.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico – 23.ed. São Paulo: Cortez, 1941. 23.ed. ver. e atualizada. 1. Reimpressão, 2007.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Edição

Seção

Artigos