O GRAU DE SATISFAÇÃO DOS CLIENTES: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE VESTUÁRIO

Anderson Rodrigo Petry, Dorneles Sita Fagundes

Resumo


O presente estudo tem como tema a satisfação dos clientes, um assunto muito importante na atualidade, visto que as organizações estão inseridas em um cenário de frequentes mudanças, dependem de seus clientes para sobreviverem e precisam a todo momento buscar estratégias. O estudo visa subsidiar situações futuras e ampliar o conhecimento acerca do assunto, dessa maneira, tem como objetivo geral conhecer o nível de satisfação dos clientes de uma empresa do vestuário nos municípios de Igrejinha/RS e Gramado/RS. Esta pesquisa, quanto ao método de abordagem, foi dedutiva, quanto ao procedimento monográfico e aos objetivos, exploratória, quanto aos procedimentos técnicos, correspondeu a um estudo de caso múltiplo, bibliográfico e quantitativo. Para a obtenção dos dados, foi aplicado um questionário com perguntas de múltipla escolha, composto por dez questões. A amostra foi não probabilística por acessibilidade, e atingiu o total de 100 pessoas, sendo essas clientes das unidades de Igrejinha/RS e Gramado/RS, escolhidas de forma aleatória. Concluiu-se que atender às necessidades e expectativas dos clientes é essencial para a sobrevivência das organizações, que devem traçar planos para retê-los. Um bom atendimento e a qualidade do produto/serviço contribuem para a satisfação dos clientes. As empresas devem realizar frequentes pesquisas de satisfação com os clientes, para obterem dados que possibilitem sua mensuração, trabalhar os pontos fracos e valorizar os pontos fortes.

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