A SATISFAÇÃO DOS CLIENTES COM OS SERVIÇOS PRESTADOS: UM ESTUDO DE CASO DE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL NO MUNICÍPIO DE TAQUARA/RS

Autores

  • Cintia Michele Arnhold
  • Dilani Silveira Bassan

Resumo

A satisfação e fidelização dos clientes são motivos de preocupação para as empresas, pois é por meio dessas que se garante a sobrevivência de qualquer organização. A satisfação está ligada à empresa e seus objetivos organizacionais. Devido à preocupação em atender a essas necessidades, as empresas procuram buscar melhorias constantes. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo analisar a satisfação dos clientes de um escritório contábil do município de Taquara/RS, e como objetivos específicos identificar os fatores que influenciam na satisfação dos clientes, verificar se os serviços prestados pelo escritório contábil atendem satisfatoriamente aos clientes e mensurar o grau de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados pelo escritório contábil. Essa análise caracteriza-se por um estudo de caso, exploratório e quantitativo. O questionário foi respondido por 28 empresas registradas no cadastro do escritório durante o mês de junho de 2017. Com base nos resultados analisados e apresentados, pode-se concluir que os clientes do escritório se sentem satisfeitos com os serviços, no entanto, alguns fatores podem ser melhorados para manter, fidelizar e conquistar novos clientes.

Referências

CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2000.

COSTA, Ariana de Souza Carvalho; SANTANA, Lídia Chagas de; TRIGO, Antônio Carrera. Qualidade do Atendimento ao Cliente: um grande diferencial competitivo para as organizações. Revista de Iniciação Científica – RIC, Cairu. v. 02, n. 02, p. 155 – 172, jun. 2015.

HOFFMAN, K. Douglas; et al. Princípios de Marketing de Serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

______. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 15. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, Philip; KOTLER, Milton. Marketing de Crescimento: estratégias para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 2 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

______. Excelência em Atendimento ao Cliente: Atendimento e serviço ao cliente como fator estratégico e diferencial competitivo. São Paulo: M. Books, 2012.

______. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOLLER, Claus. O Lado Humano da Qualidade: Maximizando a Qualidade de Produtos e Serviços Através do Desenvolvimento das Pessoas. São Paulo: Pioneira, 1992.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS- SEBRAE. Marketing de serviços: uma visão baseada nos 8 Ps. 2015. Disponível em:. Acesso em: 12 abr. 2017.

WALKER, Denis. O cliente em primeiro lugar: O atendimento e a satisfação do cliente como uma arma poderosa de fidelidade e vendas. São Paulo: Makron, 1991.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos