OS DIFERENCIAIS COMPETITIVOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À EXPORTAÇÃO DE CALÇADOS ATRAVÉS DE EMPRESA TERCEIRIZADA NO MUNICÍPIO DE PAROBÉ - RS

Tiago Grin, José Eduardo Zdanowicz

Resumo


A economia brasileira encontra-se em recessão nos últimos anos, em função do atual momento político que o país passa, mas o mercado externo está favorável às exportações de calçados. Entretanto, a empresa precisa ter conhecimento técnico, ou contratar uma empresa com expertise no mercado externo para realizar as suas vendas. O objetivo geral desse estudo visa analisar os diferenciais competitivos ofertados por uma empresa prestadora de serviços à exportação de calçados do município de Parobé - RS. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, baseada na revisão bibliográfica dos principais autores que abordam os temas: estratégias, vantagens e diferenciais competitivos. É uma pesquisa exploratória e explicativa que foi elaborada, a partir de entrevistas estruturadas. Os resultados comprovam que a empresa detém uma gama de diferenciais competitivos, conforme as estratégias adotadas. Conclui-se que a empresa está consolidada no mercado calçadista, mas deve continuar inovando para estar à frente da concorrência.

Texto completo:

PDF

Referências


ANSOFF, H. Igor. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.

ARAUJO, Aneide de Oliveira; OLIVEIRA, Marcelle Colares. Tipos de pesquisa: trabalho de conclusão da disciplina de Metodologia de Pesquisa Aplicada à Contabilidade. São Paulo: Departamento de Controladoria e Contabilidade da USP, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HAMEL, Gary e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. 16 ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1995.

HARTUNG, Douglas S. Negócios internacionais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2002.

KIM, W. Chan; MAUBORGNE, Renée. A estratégia do Oceano Azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. 1 ed. Rio de Janeiro: Elsevier Editora Ltda, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin L. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 12 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MDIC. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Financiamento e Garantia às Exportações. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/financiamento-e-garantia-as-exportacoes. Acesso em: 09 Ago de 2017.

MDIC. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Desoneração das Exportações. Disponível em: http://www.mdic.gov.br/index.php/comercio-exterior/desoneracao-das-exportacoes. Acesso em: 09 Ago de 2017.

MINERVINI, Nicola. Exportar: competitividade e internacionalização. São Paulo: Makron Books, 1997.

MINTZBERG, Henry; QUINN, James Brian. O processo da estratégia. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MINTZBERG, Henry et al. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. 10 ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2013.

THOMPSON, Arthur A; STRICKLAND A. J. Planejamento Estratégico: elaboração, implementação e execução. São Paulo: Bookman, 2000.

ZDANOWICZ, José Eduardo. Criando valor através do orçamento: um modelo de proposta orçamentária global como requisito para o sucesso na administração das empresas coureiro-calçadistas do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Novak.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.