GERAÇÃO “Y” EM CARGOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA NO VALE DO PARANHANA

Autores

  • Guilherme Dal Castel Trevizani
  • Leila Maria Bischoff

Resumo

Os jovens da Geração Y estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, ocupando grande parte da mão de obra nas empresas, muitas vezes na posição de liderança. Nesse sentido, torna-se imprescindível às organizações conhecer como ocorre o desenvolvimento da liderança para, a partir disso, disponibilizar os meios adequados para que seus colaboradores possam se desenvolver, direcionando novas formas de gestão por parte de líderes e colegas de trabalho, através de inúmeras vantagens, desvantagens e desafios. Este estudo visa analisar a Geração “Y” nos cargos de liderança em uma organização localizada no Vale do Paranhana, tendo sua produção voltada ao ramo de ferramentas agrícolas e construção civil. Busca também conceituar as gerações “X” e “Y” como comparar o perfil das mesmas, a fim de descrever práticas eficazes para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável dentro da empresa. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório, utilizando como amostra não probabilística e intencional, 20 colaboradores sob lideranças da Geração Y. Em meio a tantos conflitos e desavenças a geração Y soube conquistar seu espaço e, vem mostrando que com o seu jeito descontraído, feliz e preocupado com a sustentabilidade e bem-estar próprio é possível manter uma boa liderança, mesmo com tantas divergências que acontecem frequentemente nas relações interpessoais entre gerações, impactando agilidade, colaboração e a inovação.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 3.ª ed. Rio de Janeiro. Elsiever, 2004.

____________. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro. Elsiever, 2011.

Cazaleiro, Luiz Eduardo Fernandes. Práticas da liderança: Um contraste entre Geração X e Geração Y. 70 f. Monografia (bacharelado) - Universidade de Brasília, 2011.

ENGELMANN, Deise C. O futuro da gestão de pessoas: como lidaremos com a geração Y?. 2009. Disponível em: <http://www.rh.com.br/ler.php?cod=4696>. Acesso em: 12 abr. de 2017.

ERICKSON, Tamara. E agora Geração X? Como se manter no auge profissional e exercera liderança plena numa época de intensa transformação. Tradução de Bruno Alexander. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

FERREIRA, Breno. Porque os jovens profissionais da geração Y estão infelizes. São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.g88.com.br/2013/10/porque-os-jovens-profissionais-da.html?m=1> Acesso em: 16 mar. de 2017.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ª ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOUZES, J. e POSNER, B. O desafio da Liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2012.

KULLOCK, Eline. Por que as gerações estão no nosso foco? 2010. Disponível em:

. Acesso em: 12 mar. de 2017.

LAFUENTE, Florência. Do conflito à ação. HSM Management, São Paulo, n. 74, p. 70-76, Maio de 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade; Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology. n. 140, 1932.

LIPKIN, Nicole. PERRYMORE, April. A geração Y no trabalho: como lidar com a força de trabalho que influenciará definitivamente a cultura da sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOIOLA, Rita. Revista Galileu. Seção comportamento. São Paulo: Ed. Globo, 2009. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/revista/galileu/0ed87165794219-geracao+y.html>. Acesso em: 12 mar. de 2017.

LOMBARDIA, Pilar García. Quem é a geração Y? HSM Management, São Paulo, n.70, p.1-7. Outubro de 2008.

MARQUES, José Roberto. Desenvolvimento Individual. 2015. Disponível em: <http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/plano-de-desenvolvimento-individual-o-que-e-o-pdi/>. Acesso em: 26 out. de 2017.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da Revolução Urbana a Revolução Digital. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MOTTA, Alda Britto da. A atualidade do conceito de gerações na pesquisa sobre o envelhecimento. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. de 2017.

MUSSAK, Eugenio. Gestão humanística de pessoas. São Paulo: Campus, 2010.

OLIVEIRA, Sidnei. Geração Y: o nascimento de uma nova versão de líderes. São Paulo: Integrare Editora, 2010.

PEREIRA, Graziela Antunes. Modelos de Liderança. UNIP – Universidade Paulista, 2015.

RICCI, Nanda. Liderança Y: agora é a vez deles. (2013). Disponível em: <http://portal.abtd.com.br/1483/artigo/Lideranca-y-Agora-e-a-vez-Deles.html> Acesso em: 26 abr. de 2017.

ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

_________. Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. Comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TAPSCOTT, Fábio. Geração Digital: A crescente e irreversível ascensão da geração Net. São Paulo: Makron Books, 1999.

VIEIRA, Sonia. Como Elaborar Questionários. São Paulo: Atlas, 2009.

YIN, Roberto K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-14

Edição

Seção

Artigos